Ancoragem com placas e miniplacas de titânio


A utilização de placas de titânio para ancoragem esquelética, auxilia e possibilita a liberação de forças leves e constantes, com a finalidade de tratar os mais variados tipos de má oclusão em Ortodontia.

O controle de ancoragem é um dos maiores desafios na especialidade, principalmente pela dificuldade em conter movimentos indesejáveis nas unidades de apoio. Assim, a utilização de ancoragem esquelética, facilitou e agilizou os tratamentos ortodônticos. Procedimento relativamente simples, obentendo um ponto fixo e imóvel dentro da cavidade bucal, o qual auxilia a movimentação ortodôntica e evita o deslocamento da unidade de resistência. Sendo assim, as placas de titânio e mini implantes ortodônticos têm sido grandes aliados nos tratamentos ortodônticos mais complexos.

Tanto as miniplacas como as placas de titânio apresentam várias vantagens, se instaladas da maneira correta, apresentando alto índice de sucesso e sistema de ancoragem muito confiável, que permite grande previsibilidade na movimentação ortodôntica. As miniplacas proporcionam obtenção de movimentos complexos, com mínima dependência da colaboração do paciente, além de permitirem o tratamento de determinadas más-oclusões esqueléticas, que antes só seriam manejadas com cirurgia ortognática. Além de propiciar caminho alternativo para casos insatisfatórios, como falha ou perda de ancoragem, auxilia na execução de trabalhos de difícil efetivação, ou até mesmo insolúveis, como intrusão de molares superiores e verticalização de molares inferiores.

A grande vantagem no uso de miniplacas é justamente o êxito em se alcançar ancoragem máxima, permitindo movimentações complexas e difíceis de serem controladas e executadas, quando comparadas aos aparelhos convencionais.

Mas, quando indicar?

A ancoragem com miniplacas pode ser utilizada em casos de sorriso gengival, correção de protrusões dentárias, mordida profunda, desvio da linha média dentária, dentre outros. Esta técnica permite realizar movimentos dentários não executáveis previamente, ou que demandariam muito tempo para tal.

#ortodontia #bucomaxilofacial #titânio #ancoragem

Destaque