Radiologia Digital

É a área do diagnóstico que produz imagens digitais formadas por sistemas computacionais. Na radiologia odontológica tanto as radiografias intraorais quanto as extraorais já se beneficiam dos sistemas digitais. Nesses sistemas computacionais a imagem formada utiliza por princípio a informação numérica, ou seja, a digital. É importante salientar que as fontes da energia provenientes da radiação X que formarão a imagem, permanecem inalteradas. Mas com a tecnologia digital a quantidade de radiação necessária para produzir uma imagem radiográfica adequada para o diagnóstico mais preciso e detalhado é menor quando comparada à uma radiografia convencional.

unnamed (1).jpg

Vantagens

Outro aspecto importantíssimo e positivo é de que esses sistemas não geram lixo (o descarte) para o meio ambiente. Materiais como o chumbo, que fazem parte da constituição dos filmes radiográficos convencionais e dos líquidos químicos presentes no processamento radiográfico (revelador e fixador).

Esse impacto na rotina clínica é positivo, principalmente pelo oferecimento de serviços radiológicos mais rápidos, ecologicamente mais corretos, com menor dose de radiação para o paciente e com imagens radiográficas mais precisas contribuindo para o diagnóstico radiográfico.